Explorando o Cotê de la Redoute

Côte de La Redoute

Como o mais recente da série para explorar as famosas estradas do ciclismo. Aqui está a Côte de La Redoute nas Ardenas belgas. A ideia é descobrir a estrada e o seu lugar no mundo. Quer seja como parte da história do ciclismo ou para observar a rota num dia sem corridas.

O nome de La Redoute significa “temível” e há muito tempo é decisivo na Liège-Bastogne-Liège. Se não selecionando o vencedor, mas determinando o grupo líder para o dia.

A rota do Cotê de la Redoute

Côte de La Redoute
Côte de La Redoute – Foto de Climbfinder.com

Tem 2,0 km a 8,8%. A subida começa na aldeia de Sougné-Remouchamps, junto ao rio Amblève. A notoriedade da subida garante que os turistas sejam guiados por placas de sinalização o início dela. A estrada segue seu caminho para fora da aldeia. Existem três partes na subida. Primeiro, ela deixa a aldeia e passa por jardins e muros bem cuidados. Em segundo lugar, a estrada passa por baixo da rodovia N662. Depois vira à direita para seguir paralela à estrada principal. Em terceiro lugar, as estradas viram à esquerda para deixar a movimentada rodovia. Subindo até o topo, onde você vira à esquerda para completar a subida. Passando por um pequeno memorial que marca o topo.

Sensações no Cotê de La Redoute

Enquanto está situado entre uma pizzaria e uma confeitaria. O início da subida de La Redoute bem poderia ter um grande aviso alertando. Os habitantes da aldeia de Sougné são indiferentes aos ciclistas que passam. Afinal, a estrada é uma subida regular para os moradores locais e especialmente para Philippe Gilbert. O Campeão Mundial reside em Mônaco nos dias de hoje, mas esta é sua subida natal.

A primeira parte até a ponte da rodovia é fácil o suficiente, mas entediante. Pois não é a parte famosa. Ela termina com a ponte, a estrutura gigante por baixo da qual você passa não adiciona romantismo. Virando à direita, as coisas pioram quando você segue paralelo ao tráfego de alta velocidade. Esta seção é uma daquelas estradas que parecem desafiar a gravidade, mas no sentido errado. Será uma ilusão de ótica? De qualquer forma, a estrada não parece subir muito. Na verdade, ainda é uma inclinação de 7-8%, mas parece mais plana e tem uma sensação monótona. Como a estrada de serviço de um aeroporto.

Mas quando viramos à esquerda novamente, não há nada ilusório sobre o que seus olhos podem ver. A inclinação aumenta para 14% e a estrada se estreita. Esta é a razão pela qual as pessoas vêm aqui e é o que define a corrida. Aqui está a seção temível à medida que a estrada se eleva para 17%. Ao seu lado estão campos e, neste momento, você provavelmente está indo devagar o suficiente. Podendo contar cada poste de cerca; na verdade, você completará uma pedalada por poste de cerca aqui.

Academia ao ar livre??

Neste momento, está se tornando uma série de movimentos de pressão de perna. Embora a academia geralmente seja exuberante com vegetação verde. A estrada quase não vira, ela torce como uma cobra de asfalto. Mais postes de cerca passam e, neste momento, a grafite na estrada está por toda parte. O barulho do tráfego da rodovia abaixo desapareceu.

Logo, o topo entra em vista. Um cruzamento onde você vira à esquerda e a estrada passa pela pedra memorial de La Redoute. É tentador pensar que a subida acabou, mas não há um plano falso. Neste momento, todos estão exaustos, mas as palavras do vencedor da Liège-Bastogne-Liège por quatro vezes, Moreno Argentin:

“Muitos ciclistas pensam erroneamente que você deve atacar na parte mais difícil. Mas, na realidade você machuca as pessoas na seção um pouco mais plana que vem depois disso.“

A subida em dia de corrida

Côte de La Redoute - dia de corrida
Côte de La Redoute – dia de corrida

Tudo muda no dia da Liège-Bastogne-Liège. Enquanto a subida é um lugar solitário durante a maior parte do ano. Para um domingo de abril ela se transforma numa montanha com multidões densas tornando a estrada menor. Neste momento, os ciclistas já têm 220 km nas pernas e a subida é vital. Assim como o falso plano complicado no topo. A corrida pode ser antiga. Todavia a subida é uma adição relativamente nova e foi escalada pela primeira vez em 1975.

Acesso a Cotê de La Redoute

Liège fica a cerca de 85 km de Bruxelas e é bem servida por trens e estradas. Essas que também se conectam a cidades na Alemanha. Temos Colônia e Düsseldorf, além de Maastricht, nos Países Baixos, e Luxemburgo, ao sul.

Liège não é o lugar para se hospedar. Em vez disso, procure por algum lugar tranquilo no campo para experimentar as Ardenas. Remouchamps em si atende a muitos turistas. Há muito o que explorar na área. A rota da Bastogne-Liège da corrida profissional formando uma artéria útil. Á partir dela você pode encontrar muitas capilares pessoais para explorar.

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe! Participe contando seus pensamentos aqui. Junte-se a nós no Pinterest ou Instagram para compartilhar experiências incríveis e fazer novas conexões!

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para poder ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Sobre o autor

GiroCiclista

Todo ciclista é um entusiasta nato quando o assunto é bicicleta.

Não importa o momento, estamos sempre prontos para discutir, compartilhar e viver essa paixão que nos move incansavelmente. Sim, já ouvimos os apelidos e brincadeiras, mas a verdade é que somos movidos por essa chama que nos faz viver, respirar e sonhar com cada pedalada.

Chame do que quiser, somos fiéis à nossa conexão com as duas rodas e orgulhosos disso!

Esse site é mantido por Marcelo de Lucca, um praticamente e amante do ciclismo.