Paris-Nice etapa 4 – Pré-prova

Nos preparamos para a 4 etapa da Paris-Nice, uma etapa montanhosa de todos os ângulos. A rota de hoje conta com surpresas para alguns ciclistas.

Bom tempo e chuva (etapa 3) – Paris-Nice

A vitória para a UAE colocou a equipe no topo da GC. Todos 15s na frente de Chris Harper e Luke Plapp da Jayco. 18s na frente de Remco e 20s na frente de Egan Bernal. Os grandes perdedores do dia foram Bora-Hansgrohe com 54s atrás, muito em uma corrida decidida por margens. Lidl-Trek também teve um dia ruim e acabaram com 1m15s atrás.

Foi instrutivo como uma lição sobre coesão e forma da equipe. Os resultados foram afetados por uma súbita chuva e tempestade de granizo. Além de tudo isso vieram também rajadas de vento. Soudal, Bora e Visma estavam entre aqueles que ficaram encharcados. Descobriram que o vento de cauda desfrutado por outros havia diminuído. Remco Evenepoel e companhia foram os mais rápidos até ao ponto intermediário, mas terminariam em quarto lugar. A Bora em segundo, mas terminou em décimo primeiro. As táticas também contaram, a Bora, por exemplo, esgotou os seus corredores de tal forma. Apenas três restaram para a volta de regresso a Auxerre. O nosso duelo entre Evenepoel e Roglic é, por enquanto, uma história dos Emirados Árabes Unidos.

Expectativas para o CRE do Tour de France – primeiras impressões

Foi bom de assistir. Um contrarrelógio por equipes muitas vezes é difícil de desfrutar, uma fila de corredores em formação. Mas com equipes capazes de perder corredores. Era possível ver mais do que acontecia, enquanto os corredores cediam à pressão dos seus próprios colegas. Além disso, a FranceTV também usava um drone – aparentemente o primeiro para uma corrida do World Tour. Fazendo imagens de drone perto dos corredores ajudou a mostrar a velocidade. Vamos esperar que o experimento seja validado para o Tour de France.

A rota da Paris-Nice etapa 4

183km e 3.300m de ganho vertical. A primeira subida de Mont-Saint-Vincent é cedo demais para causar danos, mas é uma subida complicada. Ela é a irmã da subida para o Signal d’Uchon, e depois segue-se pela Borgonha. Sentido a cidade medieval de Cluny. O Col de Boubon é uma subida longa e suave e a estrada continua. Subindo até o Col de la Sibérie, não classificado, mas curiosamente nomeado como na Sibéria. Isso marca o ponto de entrada na região vinícola e a partir daqui à etapa fica apimentada.

Há um desvio para passar pelo Col de Durbize com 2km a 10% entre as vinhas. Depois a descida e a passagem sobre o Mont Brouilly para atravessar a linha de chegada. Brouilly, ou a Montée de la Chapelle, é uma daquelas subidas cujo perfil nunca a valoriza. Não é uma subida difícil devido à inclinação. É difícil devido às inclinações, no plural. A inclinação está constantemente mudando, e ela torce e vira, então é difícil de andar.

O Col du Fût d’Avenas é uma subida longa e já foi apresentada no Paris-Nice. Já vencida por Primoz Roglic logo abaixo do passo quando era chamado “Chiroubles”, no Dauphiné e Tour. Mas desta vez é abordado por uma nova rota. A estrada principal nos primeiros terços e depois uma curva à esquerda. Essa leva a pequenas estradas rurais que sobem diretamente pelas vinhas e depois para a floresta. É estreito aqui e íngreme em alguns lugares, com um quilômetro com inclinação de 10-12%. O ponto do Rei da Montanha não marca o final da escalada. Ela continua subindo por 3km antes de a descida propriamente dita começar.

A meta da etapa 4 da Paris-Nice

Mais uma vez, Mont Brouilly. Os dois perfis representam a mesma subida, mas a partir de visitas anteriores do Paris-Nice. Servem para mostrar como a representação gráfica pode sugerir coisas diferentes. A imagem da esquerda simplesmente não captura a dificuldade da subida, a da direita tenta, mas exagera. Não há 25% de inclinação e a subida não atinge 500m também.

Os desafiantes da etapa

Em um dia muito montanhoso, uma chegada íngreme, normalmente Primoz Roglic (Bora-Hansgrohe) seria invencível aqui. Mas ele não é a escolha fácil que seria há um ano ou no início da semana. Veremos como ele responde. Parte do problema de ontem foi que ele e o companheiro Aleksandr Vlasov estavam muito fortes.

Mont Brouilly é a subida anti-contra-relogistas, ela mantém mudando de inclinação. Mas Remco Evenepoel (Soudal-Quickstep) venceu Liège-Bastogne-Liège. O percurso de hoje é semelhante e ele pode dominar a subida final. Além disso, ele pareceu estar magoado após a derrota de ontem.

A UAE Team Emirates estarão defendendo a liderança na corrida. Há alguns anos, João Almeida era um ciclista muito combativo e agressivo. Antes de se tornar o arquétipo de diesel em subidas longas. Ele se sente feliz em se sentar quando os outros se levantam nos pedais. Mas ele pode lidar com subidas curtas como esta, enquanto Brandon McNulty está parecendo muito animado agora. Sem contar Finn Fisher-Black que é muito combativo e pode tentar algo.

Entre os outros, Matteo Jorgenson (Visma) pode enfrentar subidas íngremes, mas uma vitória seria uma surpresa. Mathias Skjelmose (Lidl-Trek) parece forte, mas não está em sua melhor forma. Bahrain tem opções com Pello Bilbao e Santiago Buitrago. A Ineos também tem opções, mas uma vitória para Carlos Rodriguez e Egan Bernal pode ser mais surpreendente.

A fuga tem chances?

Será que uma fuga pode sobreviver? Ainda há pontos de montanha a serem conquistados de qualquer maneira. Não é fácil para a fuga. As grandes equipes vão querer trabalhar e assim eles vão impor um ritmo forte. Desafiantes que estão suficientemente atrás na classificação geral, e poderiam escalar para a vitória são: Anthon Charmig (Astana). Pierre Latour (Total Energies), Jason Osborne e Luca Vergalitto (Alpecin-Deceuninck). Charmig poderia ficar para ajudar seu líder Tejada. Veremos com Latour se ele resolveu sua fobia de descida.

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe! Participe contando seus pensamentos aqui. Junte-se a nós no Pinterest ou Instagram para compartilhar experiências incríveis e fazer novas conexões! Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para poder ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Sobre o autor

GiroCiclista

Todo ciclista é um entusiasta nato quando o assunto é bicicleta.

Não importa o momento, estamos sempre prontos para discutir, compartilhar e viver essa paixão que nos move incansavelmente. Sim, já ouvimos os apelidos e brincadeiras, mas a verdade é que somos movidos por essa chama que nos faz viver, respirar e sonhar com cada pedalada.

Chame do que quiser, somos fiéis à nossa conexão com as duas rodas e orgulhosos disso!

Esse site é mantido por Marcelo de Lucca, um praticamente e amante do ciclismo.